Importância da castração – Outubro Rosa

Importância da castração – Outubro Rosa

Você sabia que a castração é um importante método de prevenção para o câncer de mama em pets?

Hoje sabemos da importância do diagnóstico precoce para o tratamento e cura do câncer de mama, que é o segundo tipo mais prevalente entre mulheres do mundo inteiro, já nos animais domésticos, a prevalência dessa doença está aumentando consideravelmente. Isso devido, a maior perspectiva de vida desses animais, ao uso de anticoncepcionais principalmente em gatas, não castração , ou castração tardia dos mesmos. 

O aparecimento do tumor tem muitos fatores (alimentação, genética, epigenética, estresse etc..). No entanto, fatores hormonais estão intimamente relacionados com o desenvolvimento das neoplasias, por isso a castração é um importante método de prevenção.

Alguns estudos descrevem que, se castrados antes do primeiro cio a prevalência de neoplasias é de 0,5%. Já em cadelas castradas após o primeiro cio, o índice aumenta para 8%. E após dois ou mais ciclos, chega a 26% aumentado ano após ano. Em cadelas, a maior porcentagem de tumores, são malignos e em gatas a maioria são benignos, porém causando grande dor quando ulcerados e inflamados.

Esses estudos mostram que, a pseudociese (gravidez psicológica) e o uso de anticoncepcionais em cadelas estão diretamente relacionadas com o aparecimento de tumores malignos, que são altamente metastáticos, agravando ainda mais a doença e podendo levar a óbito.

A prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para um bom prognóstico e cura do câncer.

Texto: Médica veterinária Patricia Bernardino – CRMV 26265

Confira algumas informações sobre Outubro Rosa: