Você conhece o Bicho Preguiça?

O bicho-preguiça é um animal mamífero encontrado em florestas tropicais da América Central, América do Sul (Mata Atlântica) e vivem em pequenos grupos, embora possuam vários hábitos solitários.

Estes animais são nativos da Mata Atlântica e muito dóceis, se alimentam de folhas, brotos, raízes.

Preferem viver em árvores altas, com copa volumosa, densa e muitos cipós, onde se penduram usando as garras que, embora possam parecer assustadoras, praticamente não servem para nenhuma defesa, devido à lentidão dos seus movimentos. Graças a essa lentidão, à sua coloração e ao fato de permanecerem na copa de árvores muito altas, é muito difícil enxergar as preguiças na mata.

Mesmo assim, elas têm predadores naturais, como a harpia, as onças e algumas serpentes. Apesar de lentas em terra, as preguiças são excelentes nadadoras.

Um animal saudável costuma viver entre 30 e 40 anos e descem das árvores apenas uma vez por semana para suas necessidades fisiológica.

Existem várias espécies, divididas em duas famílias:

  • Bradypodidae (possuem três dedos em cada braço);
  • Megalonychidae (dois dedos).

A de 3 dedos é mais dócil, sendo comum vê-lo adotado como animal de estimação.

Orientam-se principalmente pelo olfato, pois seu sistema visual não é muito desenvolvido e podem dormir entre 15 a 18 horas.

O Dia Internacional do Animal Preguiça, celebra-se anualmente no terceiro sábado de outubro, não é uma data oficial. Existem dois objetivos nesta data: aprender a viver mais lentamente, e melhor, com o exemplo da preguiça e chamar a atenção para os problemas que este animal enfrenta.