Sachê para gatos

Sachê para gatos: o que você deve saber

Sachê para gatos: o que você deve saber

Muitos tutores ainda se perguntam se dar sachê todos os dias para o gato é ou não prejudicial à saúde dele. Com tantos mitos e verdades se mesclando, decidimos esclarecer tudo o que você precisa saber sobre isso!

Continue a leitura para entender mais sobre os sachês.

 

A hidratação dos gatos

Os gatos, diferentemente dos cães, não têm uma necessidade frequente de beber água. E isso se dá por inúmeros fatores, como a aversão natural que a maioria deles têm à água ou que beber água pode molhar os bigodes sensíveis deles, causando desconforto. 

Sabia que é por esse motivo, inclusive, que alguns dos gatos usam a patinha para beber? 

No entanto, em um ambiente doméstico, a absorção de água deles se torna mais desafiadora. Afinal, na natureza, os felinos se hidratam por meio das presas que se alimentam, enquanto em casa a nutrição deles é diferente.

Além disso, os felinos não possuem um sistema neural que avisa a eles que precisam de água, como nós temos. Portanto, a grande maioria dos gatinhos precisa de estímulos para beber. 

Especialmente porque a desidratação pode apresentar riscos à saúde do bichano, como problemas renais e do trato urinário. 

Saiba mais: Qual é a quantidade diária de água que o gato precisa ingerir?

 

Hidratação dos gatos

 

Então, pode dar o sachê?

Sim! Afinal, uma das principais formas de estimular que o seu gato se hidrate é através da alimentação úmida, como o sachê.

Não apenas o sachê é composto de 80% água, como também é mais atrativo ao gosto exigente dos gatinhos. Isso porque os felinos têm cerca de 500 papilas gustativas, bem menos que os cães, por exemplo, com cerca de 1700.

Dessa forma, os gatos são mais exigentes com a textura dos alimentos e têm mais facilidade de gostarem do sachê. Além disso, a composição dos sachês se aproxima mais da alimentação natural dos gatos, o que contribui para eles gostarem do alimento.

 

Pode dar sachê pra gato 

 

Benefícios do sachê

Diferentemente do que muitos acreditam, os sachês não fazem mal algum aos felinos e também não são viciosos. É claro, o bichano pode preferir um tipo de alimento ou outro, mas não por alguma dependência.

Além disso, os sachês não apresentam risco de obesidade ao seu felino. O que você deve saber é que as doses de comida, seja seca ou úmida, devem seguir a orientação do médico veterinário. Afinal, apenas o profissional poderá dizer o quanto de nutriente que seu melhor amigo precisa.

Dessa forma, você pode unir o sachê à dieta de alimentos secos do seu gato ou substituir a alimentação seca pelo sachê. Contanto que você utilize um sachê que represente uma refeição completa e balanceada com todos os nutrientes necessários.

Existem diferentes tipos para você oferecer ao seu pet sem que a nutrição dele seja diretamente afetada. Por isso a orientação do veterinário é tão importante!

 

Benefícios do sachê

 

Cuidados com o sachê

O maior cuidado que você deve ter com o sachê é que o consumo em maiores quantidades aumenta a probabilidade do seu gato desenvolver placas bacterianas nos dentes. Isso ocorre devido à ausência do atrito que a ração seca proporciona. No entanto, escovar os dentes do seu gatinho periodicamente anula esse risco.

Devido à ausência de conservantes, que é outra coisa que as pessoas acreditam, a ração úmida têm um prazo de validade muito menor. O consumo dos sachês vai de 24 a 48h após a abertura do pacote, sendo necessário manter o alimento refrigerado.

 

Uma observação sobre os filhotes

 

Sachê para filhotes

 

É importante você lembrar de que os gatos filhotes precisam experimentar diferentes tipos de alimentos. Isso porque ele precisam se acostumar aos sabores e texturas que existem. Assim, futuramente, quando forem adultos, eles não recusarão o que você oferecer.

No entanto, é claro, tenha em mente que tanto a ração seca quanto a úmida. Afinal, além de serem exigentes, os felinos merecem tudo do bom e do melhor para crescerem saudáveis e felizes!