Principal doença do sistema cardiovascular das aves: Aterosclerose

Principal doença do sistema cardiovascular das aves: Aterosclerose

Em homenagem ao “Setembro Vermelho”, a médica veterinária Victória Wetzel trouxe algumas informações sobre uma das principais doenças do sistema cardiovascular das aves, a Aterosclerose.

O que é Aterosclerose?
A Aterosclerose é a deposição de, principalmente, gordura e colesterol nas paredes das artérias, obstruindo a passagem de sangue e gerando alterações circulatórias graves. Tem evolução lenta e progressiva, sendo considerada uma doença “silenciosa”. É a mesma doença que acomete também os seres humanos, que possuem um estilo de vida sedentário e com alimentação rica em gordura.

Placa de aterosclerose obstruindo uma artéria na perna (foto: Google/Reprodução )
Placa de aterosclerose obstruindo uma artéria na perna de um ser humano. (foto: Google/Reprodução )

Essa doença acomete aves, principalmente os psitacídeos como os papagaios e as calopsitas, com sobrepeso ou obesas. Condições causadas, em sua vasta maioria, pelo histórico de alimentação hipercalórica por sementes oleaginosas, principalmente o girassol, e outros alimentos inadequados, como pão e macarrão. Outro fator predisponente é o ambiente, acometendo principalmente aves que vivem em locais pequenos e gaiolas inapropriadas, sem poder se exercitar e levando uma vida “sedentária”.

Essa doença não possui sinais clínicos específicos e muitas vezes o seu diagnóstico é tardio, podendo até causar morte súbita nesses animais. Muitas vezes as aves podem apresentar letargia, dificuldade respiratória e anorexia.

Os exames de rotina e check-up são muito importantes para o diagnóstico e tratamento precoce. Além disso, as recomendações alimentares de um profissional médico veterinário em animais silvestres e exóticos são fundamentais para a prevenção dessa doença.

Texto: Victória Wetzel Oliveira Lima – Médica Veterinária – CRMV-PR 19.206