O que é enriquecimento ambiental?

O que é enriquecimento ambiental?

Além da companhia de pessoas e de outros animais, cães e gatos precisam de estímulo físico e mental para se desenvolverem.

O que é enriquecimento ambiental?

O enriquecimento ambiental é um conjunto de práticas adotadas para modificar o ambiente em que os animais vivem e assim estimulá-los de diversas formas.

Esse conceito começou a ser aplicado na década de 70 em diversos zoológicos pelo mundo, com a intenção de criar um espaço, o mais semelhante possível com a natureza, para os animais que viviam em cativeiro. Com o passar do tempo, os benefícios dessa prática se tornaram evidentes, fazendo com que fossem adotadas para os animais de estimação.

Elefante manipulando uma bola suspendida incluída no enriquecimento ambiental de sua instalação. Foto: Wikipédia
Elefante manipulando uma bola suspendida incluída no enriquecimento ambiental de sua instalação. Foto: Wikipédia

Devemos modificar o ambiente do pet, com a intenção de motivar, estimular e dar mais liberdade, tentando a maior aproximação
possível com o ambiente natural. Essa prática traz diversos benefícios para os pets, relacionados ao bem estar, a saúde física, mental, emocional e a qualidade de vida. O gasto de energia física e mental, a conexão com seus instintos, o desenvolvimento de habilidades e inteligência, a redução do medo, da ansiedade, da reatividade e uma melhor confiança, são exemplos dos benefícios dessa prática.

Existem 5 tipos de enriquecimento ambiental:

  • Social: é o mais comum e se refere a interação do pet com outros animais e com os seres humanos,
  • Alimentar: utiliza alimentos como forma de estímulo,
  • Sensorial: o animal é estimulado a usar os 5 sentidos, através de brinquedos ou de brincadeiras,
  • Físico: o objetivo é fazer o pet gastar mais energia e ficar mais ágil,
  • Cognitivo: utiliza jogos, brinquedos e situações que estimulem o pet a resolver problemas e encontrar soluções

Atualmente existem diversos brinquedos para cães e gatos que podemos utilizar, mas é possível também usar o que temos em casa, para fazer brinquedos para nossos pets

Uma garrafa pet geralmente traz muita alegria, podemos fazer alguns furinhos nela e colocar ração do animal dentro, assim ele vai brincando e se alimentando de forma mais lenta. Para os cães maiores um coco verde é uma grande diversão.

Os gatinhos adoram lugares mais altos, varinhas, arranhadores e lugares que possam se esconder, experimente dar uma caixa de papelão pro seu bichano.

O uso de brincadeiras em telas e ponteiras a laser não são recomendadas atualmente, porque os gatos podem se sentir frustrados por nunca conseguir pegar aquilo que estão caçando.

O enriquecimento ambiental é tão importante que alguns já utilizam o termo necessidade ambiental.

É importante saber que os brinquedos e as brincadeiras, não substituem o contato com o tutor e nem os passeios e que todos os brinquedos devem ser dados com supervisão.

Texto: Laura Rocco – Médica Veterinária –  CRMV 22332/SP