9 de setembro: Obrigado doutor(a)!

9 de setembro: Obrigado doutor(a)!

Nesta data, em 1933, o Brasil regulamentou a profissão e o ensino da Medicina Veterinária

Desde então, este é o dia dos profissionais que se dedidam à saúde e bem estar animal.

Essa celebração também contribui para uma homenagem ampla a todos os profissionais, que atuam tanto na cidade quanto no campo nas páreas de prevenção e tratamentos, além de atuarem também na área sanitária e de pesquisa.

História da Medicina Veterinária no Brasil

Os cursos de medicina veterinárias já existiam desde 1910, no entanto, a oficialização aconteceu apenas 23 anois depois, através do decreto 23.133 assinado pelo presidente Getúlio Vargas.

Em São Paulo, a primeira instituição de ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária do Butantan (Crédito da Foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP)

O trabalho do médico veterinário evoluiu ao longo das décadas, e hoje é um dos mais requisitados pela sociedade.

Com o aumento natural da adoção de animais de estimação, famílias do mundo inteiro passaram a se preocupar mais com a saúde dos bichinhos. Porém, não é só nesse campo que o profissional se destaca.

Principais áreas de atuação do médico veterinário:

  • Clínicas veterinárias

Um dos setores mais comuns para o profissional atuar é por meio das clínicas veterinárias.

O atendimento de animais de pequeno e grande porte são feitos para a realização de exames, tratamentos complexos e cuidados do dia a dia.

É possível até mesmo que o profissional atue de forma autônoma, por meio do seu próprio consultório.

  • Produção animal e pecuária

No meio rural, uma das áreas de atuação mais conhecidas para o médico veterinário é o trabalho realizado para o controle da produção animal.

Nesse ramo, entra em cena a inspeção de criações de gado, para garantir tanto a saúde do animal como uma produção sem sofrimento e de qualidade.

  • Produtos de saúde animal

Para além da atuação em saúde em si, o profissional de medicina veterinária pode ainda atuar em áreas de inspeção e controle de produtos.

É nesse mercado que encontram-se os produtores de ração e itens para pets em geral, por meio de pesquisas e análises.

Qual é o símbolo de medicina veterinária, seu significado e anel do curso? - Poésie

  • Setor de zoonoses

O setor de controle de doenças e pesticidas também é uma das áreas mais valorizadas pelo mercado da medicina veterinária.

A produção de vacinas é de extrema importância para a manutenção e criação no ramo da pecuária. Além disso, o médico veterinário pode atuar nas áreas urbanas buscando a solução de transmissões de doenças animais.

Fontes:
CRMV/SP
Calendarr
CashmE