5 Motivos para não adiar o check-up do pet!

5 Motivos para não adiar o check-up do pet!

Estratégia é fundamentyal para disgnosticar doenças “silenciosas”

O check-up é uma categoria de consulta, extremamente interessante e simples de ser aplicada. A intenção é avaliar o pet como um todo, sem uma queixa principal ou doença específica, a fim de avaliar a saúde geral do paciente, assim como a integridade e o funcionamento dos principais sistemas do organismo.

Mesmo sendo um serviço prático e muito importante, muitos tutores acabam adiando ou não realizando o check-up durante boa parte da vida do pet.

Confira então 5 motivos para não adiar o check-up do seu bichinho:

  1.  Diagnóstico precoce: durante os exames de rotina, podemos diagnosticar certas doenças “silenciosas”. São doenças crônicas que têm sinais clínicos discretos ou só manifestam alterações quando em estágio avançado da doença. Esse diagnóstico é fundamental para começarmos o tratamento precoce, que é muito mais efetivo pois atuaremos no estágio inicial de doenças, impedindo a progressão para graves problemas de saúde. 
  2.  Prevenção de doenças: nas consultas de check-up, podemos também prevenir que muitas doenças sequer surjam. Constatando possíveis erros de manejo e focando na biologia individualizada do seu pet, faremos mudanças a tempo de alterar o curso de um surgimento de doença para uma vida saudável. 
  3. Fácil de ser aplicado: os exames normalmente são de baixa complexidade e trazem muitas informações úteis sobre a saúde do seu pet, potencializando a elaboração de estratégias básicas para o melhor cuidado. 
  4. Forma de economia para o tutor: investir no diagnóstico precoce e na prevenção de doenças sempre saíra mais em conta do que controlar uma doença crônica grave ou arcar com os custos das emergências às quais um pet sem check-up estará mais suscetível. 
  5. Excelente oportunidade para aprender: além de promover bem-estar e longevidade para o seu pet, as consultas de check-up são mais tranquilas do que as consultas clínicas, proporcionando aos tutores uma excelente oportunidade para aprender estratégias de manejo e esclarecer dúvidas sobre o seu animalzinho.

Texto: Victória Wetzel