Varíola dos macacos: caso em cachorro é confirmado no Brasil

Varíola dos macacos: caso em cachorro é confirmado no Brasil

O primeiro registro da transmissão de ser humano para animais aconteceu no estado de Minas Gerais

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou na noite da última terça-feira (23) o primeiro caso de varíola dos macacos em um cachorro na cidade de Juiz de Fora. É o primeiro primeiro relato de transmissão da doença do ser humano para animais no estado mineiro.   

Em nota foi informado que o animal é um filhote de 5 meses e contraiu a doença de seu tutor. O dono do bicho teve os primeiros sintomas da varíola dos macacos em 3 de agosto. Ele procurou  atendimento em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Juiz de Fora no dia 8 de agosto, quando foi coletada amostra de lesão, cujo resultado foi positivo. 

O paciente foi orientado a manter o animal em isolamento e a adotar medidas sanitárias para a rotina de alimentação do cão e de higienização do local. Entre as medidas estão o uso de máscara, blusa de manga comprida e calça para proteção da pele, e a desinfecção da área com água sanitária.

Paciente e cão estão isolados em domicilio e passam bem, conforme informação da Regional de Saúde. O único contato humano domiciliar do paciente continua assintomático e segue em monitoramento.

No Brasil, até o presente momento, não havia evidência documentada de transmissão da doença do ser humano para animais ou de animais para o ser humano. Existem dois relatos no mundo, nos EUA e França, em que a potencial transmissão de humano a animal está sendo estudada.

Fonte: Terra