Relação entre humanos e animais de estimação pode contribuir para um planeta mais sustentável
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi definido em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas, como forma de propagar a conscientização global sobre a preservação dos recursos naturais. No Brasil, esta data se estende por uma semana inteira dedicada ao debate e ações sobre essa pauta.
Repensar o impacto de nossas atitudes diárias envolve também a relação com nossos animais de estimação. Para te ajudar nessa tarefa, nós separamos algumas dicas de sustentabilidade pet.
Recicle para fazer um brinquedo sustentável para seu melhor amigo
Os pets já adaptam algumas coisas do nosso lar como brinquedos caseiros por conta própria, não é? Ainda assim, você pode entreter ainda mais o seu companheiro de 4 patas com diversas opções.
Por exemplo, cortar algumas roupas antigas em tiras pode render para você alguns cabos de guerra criativos e bolinhas de tecido para seu pet brincar!
Evite contaminar o meio ambiente e o seu pet
O plástico, apesar de mais barato, tem decomposição demorada e é mais difícil de ser reciclado como matéria-prima. Além disso, alguns animais ainda podem apresentar alergias ao material.
Entre as alternativas para os potes de água e ração, você pode optar por cerâmica ou o aço inoxidável.
O alumínio, apesar de ser uma opção, apresenta riscos de contaminação pois solta partículas que podem se misturar à água ou à ração do seu animal.
Veja também como fazer um bebedouro sustentável para o seu gato.
Recolha o cocô sem poluir
Na hora de passear, esqueça as sacolas plásticas! Se precisar limpar as fezes do seu pet, opte por algumas das opções alternativas como sacolas de papel, jornal e outros materiais biodegradáveis, como o bioplástico:
Vale lembrar que é importante averiguar os componentes desses utensílios. Afinal, ainda existem produtos biodegradáveis de fachada.
Dessa forma, você proporciona o melhor para o seu amigo de quatro patas e para o meio ambiente que vocês compartilham!