Em 2022, atividade completa 89 anos de regulamentação no Brasil
O último sábado de abril marca o Dia Mundial da Medicina Veterinária. Com múltiplas especialidades em 80 áreas de atuação, esta é uma das das principais profissões dentro da Saúde Única – conceito que engloba a Saúde Humana, Animal e Ambiental.
Este ofício de quem se dedica à Saúde Animal foi regulamentado no Brasil pela primeira vez em 1933.
Além de assegurar saúde e bem estar animal, a Medicina Veterinária está diretamente relacionada à saúde dos seres humanos. A qualidade e sanidade dos alimentos de origem animal como carne, ovos, leite, mel e seus derivados, também passa pela atuação dos os médicos veterinários.
Na saúde pública, ele estão ainda na vigilância às zoonoses e nos programas de saúde da família.
Os médicos veterinários ainda atuam em favor do equilíbrio ambiental e da preservação das espécies, dessa forma, cuidando da saúde dos humanos e animais.
Origem da data
Em abril de 1863, o professor John Gamgee, da faculdade de Edimburgo, no Reino Unido, tomou a iniciativa de convidar professores e profissionais da Medicina Veterinária de toda a Europa para uma reunião geral.
O encontro foi realizado entre os dias 14 e 18 de julho de 1863, em Hamburgo, Alemanha. Com a participação de 103 profissionais, foi criada, naquela ocasião, a World Veterinary Association (WVA).
Desde então, a WVA é a entidade que representa globalmente os médicos-veterinários, promovendo eventos, pesquisas e atividades voltadas para o desenvolvimento e valorização da profissão.
Para homenagear os profissionais da área, a WMA criou o Dia Mundial da Medicina Veterinária, que é comemorado sempre no último sábado do mês de abril de cada ano.
Em 2022, a celebração acontecerá no dia 30 de abril, homenageando os veterinários de todo o mundo.
Além disso, também há uma data nacional para homenagear esses profissionais, o Dia do Médico Veterinário, comemorado em 9 de setembro.