Raça criada para caça é esperta, imponente e leal ao seu dono
Sucesso nas telas do cinema com Maylon, o fiel escudeiro do personagem “O Máskara”, a raça Jack Russell Terrier surgiu mais de uma século antes de Holywood descobri-la. Primeiramente, é resultado de um cruzamento que teve como objetivo obter cães de caça para a captura de raposas em meados do anos 1800.
Ademais, o nome é uma homenagem ao primeiro criador, o reverendo John Russell. Afinal, ele concebeu a raça a partir de uma linhagem de Fox Terriers com com aptidão para o trabalho de expulsar raposas e outros pequenos animais das tocas.
No entanto, mesmo com o reverendo Russel entre os fundadores do Kennel Club britânico, a raça que leva seu nome só foi reconhecida quase um século depois, em 1990. Isso pois, segundo os pesquisadores, a demora se deu por conta de uma confusão outra raça parecida, o Parson Russell.
O Jack Russell também é conhecido no Brasil e tem um primo muito parecido com ele: o famoso Fox Paulistinha.
Características do Jack Russell Terrier
Tamanho: 25 a 30cm
Peso: 5 a 6 kg
Pelagem: Pode ser macio ou um pouco áspero, curto ou um pouco mais longo
Cores mais comuns: branco com manchas pretas ou castanhas, ou com ambas.
O Jack Russell é descrito como um cachorro alegre, extremamente leal e cheio de energia. São teimosos e por isso não são se recomenda para quem não tem muita experiência em treinamento.
Curiosidades do Jack Russell Terrier
Twinkie, um Jack Russell Terrier de Los Angeles, Califórnia, tornou-se o recordista na categoria “cachorro mais rápido a estourar 100 balões de gás“, segundo o Livro Guinness dos Recordes, conseguiu a façanha em 39,08 segundos.