Quadrilha usa nome do influencer Pet com mais de 1 milhão de seguidores para arrecadar dinheiro em campanha falsa
Os animais de estimação também têm sofrido com o conflito armado entre Rússsia e Ucrânia. Recentemente, a tutora Anna (@annaolala) e seu gato Stepan – famoso no TikTok e Instagram – protagonizaram uma cena que já é rotina desde o início do conflito: a jornada dos refugiados ucranianos em busca de proteção e abrigo.
Depois de conseguir refúgio, na França, a dupla agora é vítima de golpistas, que usam o drama dos refugiados para arrecadar “doações” em nome deles. Nesta segunda-feira (21) em postagem no Instagram, Steppan desabafou e fez o alerta:
Lamento informar que, neste momento difícil de guerra, existem pessoas que estão se aproveitando da dor de humanos e animais, enganando as pessoas e usando meu nome para uma conta falsa coletando dinheiro. Declaro que, para este momento, não peço nenhuma doação. Eu e minha equipe estamos em contato com algumas organizações de caridade e anunciaremos a arrecadação de fundos em breve”, esclarece, em ucraniano.
TikToker famoso
Stepan é um gato malhado de 13 anos que ficou famoso por sua carinha de reflexão em frente à uma taça de vinho, conquistando mais de um milhão de seguidores no Instagram e TikTok.
@annaolala 🥃🤏
O gato e sua família viviam em Kharkiv, uma das cidades mais afetadas pela guerra entre a Ucrânia e a Rússia. Após o início dos conflitos, os seguidores ficaram quase um mês sem notícias do pet. Mas na última quarta-feira (16), receberam a notícia de que Stepan e sua família estavam seguros na França.
De acordo com Anna, depois dos ataques na cidade que viviam, eles ficaram sem energia e precisaram ir para um abrigo.
“Em 24 de fevereiro, no início da manhã, estávamos em casa e dormindo tranquilamente. Às 5h da manhã houve uma explosão e eu nem sabia o que era durante meu sono. Depois de algum tempo, cerca de meia hora depois, houve mais explosões, janelas tremeram, eu saltei e percebi que algo terrível estava acontecendo! Uma ofensiva e um bombardeio de Kharkiv. Percebemos que a guerra tinha chegado à nossa casa”, escreveu Anna no post do Instagram.
De acordo com a tutora, a família está chocada, muito estressada e traumatizada. No entanto, Anna conta que as mensagens ajudam na nova vida.
“Estamos todos bem agora. Estamos muito preocupados com nossos parentes na Ucrânia e tentaremos ajudar nosso país a partir daqui o máximo que pudermos”, finalizou a publicação.
Anna também destacou que ela, seus familiares e o gato conseguiram seguir em direção à Europa ocidental com a ajuda da Associação Mundial de Influenciadores e Blogueiros. Segundo a ucraniana, a organização havia reunido voluntários de vários cantos do mundo para dar suporte aos refugiados ucranianos.
A organização, que também elegeu Stepan como um dos maiores influenciadores de animais de estimação do mundo, conseguiu ajudar a família do pet a se refugiar legalmente na França e alugou um apartamento para eles morarem provisoriamente.