A pele de cães e gatos exige muita atenção, afinal de contas, assim como ocorre conosco: muitos problemas podem ser discretos e passarem despercebidos.
A Tutora Tati de Londrina/PR, enviou sua pergunta ao “Pergunte ao vet” em relação a sua cachorrinha Miet, após aparecer uma verruga.
Sua cachorrinha é uma shih tzu de 12 anos e sua preocupação, é se está verruga seria caso de cirurgia, ou uso de algum remédio.
“O que são bolinhas que podem surgir na pele de cães e gatos?”
É muito importante que o tutor esteja sempre atento em qualquer alteração que for detectada em seu animal, para encaminhar ao médico veterinário, pois somente ele irá conseguir determinar o diagnóstico dessa anormalidade que foi encontrada na pele do seu animalzinho.
Diagnóstico precoce
Lembre-se também que os animais podem ser acometidos com tumores malignos e quanto antes for feito o diagnóstico, melhor será o tratamento.
Ou seja, na dúvida, nunca fique adiando à ida ao veterinário ou esperando essa anormalidade na pele do seu animal crescer mais.
Nunca aplique medicamento sem prescrição!
O médico veterinário vai colher as células, para uma biopsia e determinar o tipo de crescimento que seu animal tem e assim fazer a prescrição do melhor tratamento.
Tumores malignos
Muitas vezes o tratamento utilizado é o tratamento cirúrgico, associado a quimioterapia, eletroquimioterapia ou outro tipo de tratamento que o médico veterinário prescrever.
Tipos de alteração na pele de cães e gatos
- Alergias: Após a picada de algum carrapato;
- Acúmulo de gordura;
- Cisto;
- Um abscesso: quando se tem infecção.
Mas somente o médico veterinário vai conseguir descrever o que é realmente e prever o melhor tratamento.
Então se você percebeu algo na pele do seu animalzinho, já marque uma consulta.
PERGUNTE AO VET: ENVIE SUAS DÚVIDAS PARA DOUTORA NUXCELL
https://www.nuxcell.com.brpergunte-ao-vet-feridas-apos-a-tosa/?v=19d3326f3137