Nesta data, em 1933, o Brasil regulamentou a profissão e o ensino da Medicina Veterinária
Desde então, este é o dia dos profissionais que se dedidam à saúde e bem estar animal.
Essa celebração também contribui para uma homenagem ampla a todos os profissionais, que atuam tanto na cidade quanto no campo nas páreas de prevenção e tratamentos, além de atuarem também na área sanitária e de pesquisa.
História da Medicina Veterinária no Brasil
Os cursos de medicina veterinárias já existiam desde 1910, no entanto, a oficialização aconteceu apenas 23 anois depois, através do decreto 23.133 assinado pelo presidente Getúlio Vargas.
O trabalho do médico veterinário evoluiu ao longo das décadas, e hoje é um dos mais requisitados pela sociedade.
Com o aumento natural da adoção de animais de estimação, famílias do mundo inteiro passaram a se preocupar mais com a saúde dos bichinhos. Porém, não é só nesse campo que o profissional se destaca.
Principais áreas de atuação do médico veterinário:
- Clínicas veterinárias
Um dos setores mais comuns para o profissional atuar é por meio das clínicas veterinárias.
O atendimento de animais de pequeno e grande porte são feitos para a realização de exames, tratamentos complexos e cuidados do dia a dia.
É possível até mesmo que o profissional atue de forma autônoma, por meio do seu próprio consultório.
- Produção animal e pecuária
No meio rural, uma das áreas de atuação mais conhecidas para o médico veterinário é o trabalho realizado para o controle da produção animal.
Nesse ramo, entra em cena a inspeção de criações de gado, para garantir tanto a saúde do animal como uma produção sem sofrimento e de qualidade.
- Produtos de saúde animal
Para além da atuação em saúde em si, o profissional de medicina veterinária pode ainda atuar em áreas de inspeção e controle de produtos.
É nesse mercado que encontram-se os produtores de ração e itens para pets em geral, por meio de pesquisas e análises.
- Setor de zoonoses
O setor de controle de doenças e pesticidas também é uma das áreas mais valorizadas pelo mercado da medicina veterinária.
A produção de vacinas é de extrema importância para a manutenção e criação no ramo da pecuária. Além disso, o médico veterinário pode atuar nas áreas urbanas buscando a solução de transmissões de doenças animais.
CRMV/SP
Calendarr
CashmE