Fevereiro Roxo e Laranja: pets podem ter Leucemia, Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia

Fevereiro Roxo e Laranja: pets podem ter Leucemia, Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia

No mês de fevereiro, duas campanhas importantes, representadas pelas cores roxa e laranja, acontecem para alertar e conscientizar a população sobre quatro doenças: Leucemia, Lúpus, Fibromialgia e Mal de Alzheimer.

 

Fevereiro Roxo

O Fevereiro Roxo foi criado especialmente para falar sobre o Alzheimer, lúpus e leucemia, doenças muito comuns em seres humanos. Para os animais, a data chama a atenção para a saúde dos pets idosos e as doenças neurodegenerativas.

  • Alzheimer animal

Não são apenas os humanos que sofrem com essas doenças, os animais também e precisam de cuidados redobrados para evitar que a saúde seja comprometida. Com o avanço da idade, os pets têm mais chances de desenvolver certos tipos de doenças crônicas, ou seja, sem cura. Dentre elas, uma das mais comuns é a Síndrome da Disfunção Cognitiva, que corresponde ao mal de Alzheimer em humanos.

A disfunção cognitiva compromete gradualmente o cérebro do animal. Afeta as atividade física, interação, ciclo do sono vigília, desorientação e problemas com higiene.

“A fase do pet idoso é importante que tenha um acompanhamento veterinário muito mais próximo, com um veterinário que realmente entenda sobre nutrição animal e que consiga através do alimento e dos nutracêuticos, um aporte adequado e especifico para o paciente, para priorizar a qualidade de vida.” orienta a médica veterinária Bárbara Porciúncula, especialista em geriatria e gerontologia animal.

“Todos os cães e gatos adquirem disfunção cognitiva, mas em graus diferentes e muito pouco é diagnosticado. Cerca de 85% dos casos não são diagnosticados, impedindo um tratamento precoce”, finaliza Bárbara.   

  • Lúpus

Mais comum entre cães, o Lúpus atinge animais com predisposição genética e se desenvolve por conta de fatores ambientais ou pelo uso de alguns medicamentos. Também pode ser hereditário e surgir por conta de produtos químicos ou exposição solar.

Inflamações na pele, no focinho ou no coração, anemia e insuficiência renal são alguns dos sintomas da doença. Portanto, observar o comportamento do pet e realizar exames com frequência ajudam no diagnóstico precoce, no tratamento adequado e faz com que ele consiga ter uma melhor qualidade de vida.

  • Fibromialgia

A fibromialgia é uma doença reumática caracterizada por dor muscular crônica e generalizada, podendo evoluir para a incapacidade física.

A fibromialgia serve-se da combinação de medicamentos, vários tipos de terapias, exercícios, entre outros, para atenuar os sintomas. Uma das terapias complementares que pode ser usada na fibromialgia é a A Terapia Assistida por Animais (TAA)  que usa animais treinados para providenciar benefícios terapêuticos.

 

Fevereiro Laranja

Fevereiro recebeu a cor laranja com o objetivo de trazer ainda mais informações sobre a leucemia.

Assim como em humanos, o câncer é uma doença extremamente perigosa para os pets e preocupa veterinários. No caso da leucemia, os glóbulos brancos, também chamados de leucócitos, começam a se proliferar de forma acelerada na medula óssea, causando descontrole das células sanguíneas e, consequentemente, debilitando o funcionamento do organismo animal.

 

Febre, fraqueza, perda de apetite, gengiva com aparência ruim, hemorragia, respiração ofegante e perda de peso são alguns dos sintomas da leucemia. O tratamento da doença é bastante delicado e exige atenção e cuidado do tutor, então é bom evitar deixar o pet sozinho por muito tempo e ficar sempre atento. O tratamento inclui sessões de quimioterapia e alguns medicamentos para controlar as dores.

Cuidados para além de fevereiro

Apesar de muito importante, esse debate sobre a saúde dos animais não pode se reter somente ao mês de fevereiro. Por isso, lembre de sempre levar seu melhor amigo ao veterinário.

Tenha atenção aos sinais do comportamento e do corpo do seu pet, sempre mantendo visitas regulares ao veterinários – especialmente se for um pet idoso.

Quem ama, cuida e previne!