Saúde e bem estar animal

Por que cachorros lambem os donos?

Por que cachorros lambem os donos?

Os cachorros lambem os donos para se comunicar e também demonstrar afeto, mas as razões dessas lambidas não param por aí, viu?

Segundo especialistas, esse gesto faz parte do instinto comunicação dos cães, eles lambem os tutores para demonstrar afeto ou colher informações através do paladar e olfato, já os filhotes lambem para reconhecer membros de sua matilha e as mães, lambem para deixar seu cheiro na ninhada e serem reconhecidas.

As lambidas além do afeto

Mas nem sempre esse ato significa amor. Pelo contrário, quando as lambidas acontecem em excesso, pode ser sinal de que algo não vai bem, o gesto pode indicar desconforto, sobretudo gastrointestinal, ou desordens comportamentais, como ansiedade. 

Se o pet lambe sem parar, é importante identificar a frequência desse comportamento e como está a rotina do cão, alguns animais, em situações de tédio e estresse, tendem a lamber as patas na tentativa de alívio, porém, podem gerar feridas e incômodos, adverte especialistas. 

Por essas razões, leve o bichinho ao veterinário se notar esse quadro, viu? Com a ajuda desse profissional, poderá ser possível identificar a causa das lambidas excessivas. Dessa forma, se o diagnóstico for comportamental, um especialista na área deve ajudar, assim como passeios e brinquedos que aliviam o estresse.

Portanto, se por aí os cachorros lambem os donos e nada mais, está tudo bem! É só amor mesmo, viu?